Nostalgia e a Nova Era Digital do Retrowave
O universo Retrowave une a nostalgia dos anos 80 com a nossa era digital, resgatando, assim, a estética, a música e o espírito criativo de uma época fantástica.
Em meio a tantos gadgets e tecnologia, nós nos deparamos com um renascimento cultural que revive sonhos antigos, no qual as novas gerações recriam um mundo de cores, Synthwave e Cyberpunk.
Por Marcel Calza
Nostalgia!
Esta é a palavra do editor de Area Orbital.
Eu era um garoto influenciado pelo meu irmão mais velho, curtindo do pop ao heavy metal – e gostava muito disso! Cheguei até a lançar uma revista de rock – mas vi o meu sonho morrer com o avanço da tecnologia. Porque, de repente, as pessoas deixaram de ler revistas impressas, colecionar CDs e K7s ou assistir aos videoclipes da MTV. A música dos anos 80, e mesmo dos 90, que eu amava, deu lugar a algo diferente … E, assim, eu vi o meu mundo cultural sucumbir aos gadgets (que passaram a ser mais valorizados que o conteúdo).
Foi então que olhei pra trás, para os anos 70, que eu não vivi, e os anos 80, dos quais me lembro pouco, pois era criança. E reconstruí o meu gosto musical – ainda que preso demais ao passado.
Mas algo mudou… e a descoberta do Retrowave me trouxe de volta!
Synthwave: Uma Utopia dos Anos 80
Como fã de música vintage, fiquei de fato entusiasmado ao ver gente jovem recriar a estética dos anos 80, mesmo sem ter vivido a época, gerando todo um mundo novo. Mais espantoso, todavia, foi ver que cultuavam toda essa cultura, reproduzindo os carros de ontem na tecnologia de hoje: é só ver os wallpapers vibrantes, no Pinterest. E além disso reverenciando o visual cyberpunk, amando os filmes icônicos dos anos 80 ou capturando a sonoridade dos vinis da época em sintetizadores digitais, disponibilizando-os para downloads.
Estaria eu em um mundo paralelo, que nunca aconteceu? Vivendo numa Matrix? Como podem existir duas décadas de 80: uma no passado e outra no futuro?!
Bendita geração, à qual sou grato! Fez-me encontrar comigo mesmo. Por conta deles, eu posso voltar com a minha revista. Que felicidade!

Area Orbital: Um Portal Entre o Passado e o Futuro
Area Orbital é o nome perfeito para cobrir o mundo antigo e o novo! E assim, vindo do passado, contribuir para refazer o futuro!
A ironia é que a mesma tecnologia que matou o meu sonho hoje permite o renascimento da Fênix: o brilho do Retrowave, com toda a sonoridade e cultura dos anos 80, em pleno 2024!
Se, nos anos 90, eu fazia fanzines no Brasil, agora posso de fato refazer a minha revista, turbinando-a com rock, goth, synthpop, eletrônico e muito mais. Estamos então reconstruindo a cultura oitentista, com uma estética cyberpunk, unindo o antigo ao novo.
Minha esperança é formar uma comunidade de pessoas que, assim como eu, estão “De Volta para o Futuro”!
Nossa Missão
Trazer a nostalgia dos anos 80 de volta ao centro da nossa vida!
Renovar o espírito de criatividade e emoção.
Visão
Ajudar a construir um mundo novo, eticamente responsável, sustentável, humano, através da retrocultura.
==========================
Marcel Calza é jornalista cultural, tendo editado a revista de rock Sacred Sound de 2002 a 2009. É produtor de shows de 2010 aos dias atuais.
==========================
As imagens deste artigo foram geradas por inteligência artificial.
Pingback: Area Orbital