Syntree – “Here We Go”: uma Fusão de Metal e Synthwave
Area Orbital, como um site brasileiro de retrowave, cyberpunk, deseja divulgar o synthwave nacional. Afinal, a cena é forte mundialmente e precisa ter o mesmo vigor em nosso pais! E é ai que entra o Syntree!
Essa fantástica banda brasileira de synth e metal melódico estreia com o álbum “Here We Go”, que foi Lançado em outubro de 2024. Com um som que transita entre a nostalgia dos anos 80 e a inovação sonora, a banda conta, além disso, com um talentoso vocalista.
Por Marcel Calza

Quem é a Syntree?
O que acontece quando pessoas com mente aberta à pesquisa estética se reúnem para criar um novo projeto e, ademais, disruptivo para os padrões do som pesado feito no Brasil?
Bem, três músicos do rock e metal se juntaram para fundir as suas influências sonoras ao synthwave, e o resultado é a banda Syntree. Formada por Tito Falaschi (vocal e guitarra, um músico experiente, que inclusive tocou no Symbols), Alex Curi (bateria) e Dallton Santos (guitarra), eles lançam agora o seu primeiro trabalho intitulado Here We Go.
Com uma boa produção musical de Tito Falaschi, o produto entregue é bem inovador para o metal, pois, além do peso do rock, as influências de synthpop de bandas como Depeche Mode e a-há; do pop-rock do The Police, Tears for Fears e da música eletrônica dos 80, fazem a Syntree construir um som original, aproximando-se das influências culturais do Retrowave.
Isso se reflete, inclusive, na arte da capa, que mostra os membros da banda próximos a um grande portal, com uma cidade futurista ao fundo … E assim eles conseguem fazer uma música bela, com sentimento, não se prendendo ao heavy metal melódico ou ao déjà-vu oitentista.
Faixas que se destacam
A Syntree tem a sua própria assinatura musical, com uma bateria cadenciada, solos de guitarras e vocais melódicos, cheios de feeling. Destacam-se as músicas “Falling from the Sky”, “Close to my Heart” e “Gates of Perception”, além da Here we go, que é o primeiro single de divulgação e que passa a sensação de te levar a uma viagem pelo universo …
A Syntree atravessou o portal e construiu o seu trabalho a partir das sonoridades passadas, criando, desse modo, algo empolgante e nostálgico. Uma estreia relevante!
O álbum Here We Go tem peso, mas é suavizado pelos teclados; traz riffs de guitarras modernos, mas também efeitos e soluções musicais de sintetizadores e guitarras que se conectam à música retrô, com um toque de criatividade que agradará tanto aos que curtem synthpop e synthwave, quanto aos fãs de rock e metal.
O futuro da Syntree pode estar do outro lado do portal, destacando-se mundialmente!
—–
Curioso para atravessar o portal com a Syntree?
Ouça “Here We Go” agora e compartilhe suas impressões conosco nos comentários!
==========================
Fotos: TRM Press
==========================
Marcel Calza é jornalista cultural, tendo editado a revista de rock Sacred Sound de 2002 a 2009. É produtor de shows de 2010 aos dias atuais.